Módulos de Ensino

Visualize aqui todos os módulos divididos por série.
Clique no módulo e veja as aulas com material e conteúdo interativo!

6o Ano do Ensino Fundamental

Números naturais: representação e operações básicas.
Esse módulo é onde tudo começa. A invenção dos números foi a continuação da nossa necessidade natural de contar. Como os números inventados começamos a desenvolver ferramentas para facilitar trabalhar com eles. As primeiras ferramentas foram as operações que começaremos a aprender nesse módulo.
Veja o Módulo
Divisibilidade
São apresentados os conceitos de múltiplos e divisores. Exploramos critérios de divisibilidade e os conceitos de múltiplos e divisores comuns. Exploramos a operação de divisão com resto e a sua relação com outras operações básicas.
Veja o Módulo
Frações, o Primeiro Contato
O conceito de fração é apresentado pela primeira vez, e para isto são produzidas aulas introduzindo cada uma das operações pouco a pouco, com muitos exemplos. Em seguida é feita uma bateria de aulas com exercícios, para fixar bem o conteúdo. E por fim, frações são interpretadas como razões, e são produzidos vários exemplos e problemas relacionados.
Veja o Módulo
Operações básicas
Este bloco é dedicado ao estudo das operações básicas envolvendo números naturais e decimais. Aqui apresentamos os algoritmos utilizados para realizar estas operações e explicamos o motivo de seus funcionamentos. Nas duas primeiras aulas são apresentados os vários sistemas de numeração utilizados por povos antigos e ressaltamos suas vantagens e desvantagens. Logo depois, começamos com o estudo das operações nos números naturais. Aqui não é assumido nenhum conhecimento prévio. A terceira parte é dedicada ao estudo das operações com números na forma decimal. Nesta última parte, familiaridade com o conceito de frações é um facilitador.
Veja o Módulo
Fração como Porcentagem e como Probabilidade
Desta vez o conceito de fração é reinterpretado como uma porcentagem, conceito que é apresentado na primeira aula deste Módulo. São feitos muitos exemplos que mostram como essa interpretação é útil e uma grande bateria de exercícios para fixar essas ideias. Em seguida, é apresentada a ideia de “Probabilidade”. São apresentadas as ideias de eventos, espaços amostrais, casos favoráveis e possíveis e algumas propriedades operatórias simples como probabilidade da união de eventos, eventos independentes e interseção de eventos. São feitos vários exercícios simples, exercícios de concursos e vestibulares e até mesmo, ao fim do Módulo, exercícios mais avançados de olímpiadas.
Veja o Módulo
Sistemas de Medidas e Medidas de Tempo
Desta vez vamos estudar algumas das diversas unidades de medida que são usadas no cotidiano das pessoas. Nesse primeiro momento apresentamos unidades de medida de tempo e de comprimento, estudando um pouco do seu uso, como fazer conversões e operações com elas e fazendo diversos exercícios para treinar estas novas ideias.
Veja o Módulo
Unidades de Medida de Comprimento e de Áreas
Desta vez estudaremos unidades de medida de comprimento e de áreas, tão usadas no nosso cotidiano. O conteúdo teórico é muito curto, então esta unidade será focada, principalmente, em exercícios. São diversos exercícios de olimpíadas, concursos e vestibulares envolvendo medidas de comprimento e áreas de diversas figuras, além de muitos exercícios contextualizados.
Veja o Módulo
Unidades de medida de volume
Neste bloco daremos continuidade ao nosso estudo de medidas de volume. Começamos com aulas sobre figuras planas e espaciais. Em seguida, trabalhamos com o conceito de volume e de capacidade. Por fim, apresentamos uma série de aulas de resolução de exercícios.
Veja o Módulo
Resolução de Exercícios
Este é um módulo de resolução de exercícios. Aqui resolvemos exercícios que trabalham de maneira conjunta todos os conceitos vistos nos módulos do 6º ano.
Veja o Módulo

7o Ano do Ensino Fundamental

Números Inteiros e Números Racionais
São apresentados os conceitos de números inteiros e racionais e suas propriedades, explorando o tema via exemplos, exercícios teóricos e também contextualizados.
Veja o Módulo
Porcentagem e Juros
São apresentados os conceitos de juros simples e compostos e são executados muitos exemplos e exercícios envolvendo situações do dia a dia, como poder de decisão de compra, analisando descontos e aumentos. É feita também uma aula apresentando as funções básicas da calculadora.
Veja o Módulo
Notação algébrica e introdução às Equações
Esse é um Módulo mais curto no qual o aluno é preparado para começar a estudar o conteúdo das equações. Apresentamos as ideias de sentenças matemáticas e de notação algébrica fazendo diversos exemplos e exercícios.
Veja o Módulo
Equações e Inequações do Primeiro Grau
Começamos este módulo apresentando formalmente o conceito de equação. Trabalhamos principalmente com equações de primeiro grau com uma variável, mas introduzimos em alguns momentos equações com duas ou mais variáveis. Num segundo momento, expomos o conceito de inequação e discutimos a diferença com o conceito de equação. Também apresentamos exemplos e resoluções de exercícios.
Veja o Módulo
Razões e Proporções
Neste módulo são apresentadas as noções de razões e proporções. São discutidas várias propriedades de proporções e são feitos diversos exemplos e exercícios. Em seguida, passamos a apresentar as ideias de números diretamente e inversamente proporcionais. Terminamos o módulo com os tópicos de regra de 3 simples e composta, resolvendo vários exercícios.
Veja o Módulo
O Plano Cartesiano e Sistemas de Equações
Desta vez apresentamos o Plano Cartesiano, que é uma ferramenta simples e poderosa para analisar equações geometricamente. Em seguida, são apresentados os sistemas de equações de primeiro grau em duas incógnitas e ensinados alguns métodos de resolução destes. Também é explorado um pouco da interpretação geométrica que estes sistemas de equações possuem no Plano Cartesiano.
Veja o Módulo
Noções Básicas de Estatística
Neste módulo aprenderemos qual o objetivo da Estatística, organizar e analisar dados. Os dados serão apresentados de diversas formas diferentes e será discutido como interpretá-los. Para a análise dos dados serão definidos parâmetros (Média Aritmética, Mediana, Moda), que nos ajudarão a tirar propriedades quantitativas e qualitativas deles.
Veja o Módulo

8o Ano do Ensino Fundamental

Potenciação e Dízimas Periódicas
Neste Módulo apresentamos noções básicas sobre potenciação. Apresentamos também as noções de notação científica, dízima periódica, frações geratrizes e números irracionais e reais.
Veja o Módulo
Expressões Algébricas e Polinômios
Neste Módulo trabalhamos com os conceitos de números irracionais e reais, expressões algébricas, valor numérico de expressões algébricas, monômios e polinômios.
Veja o Módulo
Produtos Notáveis e Fatoração de Expressões Algébricas
Neste Módulo apresentamos diversos exemplos de produtos notáveis, assim como vários exemplos e exercícios resolvidos envolvendo tais produtos.
Veja o Módulo
Porcentagem
Neste Módulo abordamos o tema “Porcentagem”. Isto é feito principalmente através da resolução de exemplos e exercícios.
Veja o Módulo
Sistemas de Equações do Primeiro Grau
Neste Módulo trabalhamos com sistemas de equações do primeiro grau. Tal tema é abordado principalmente através da resolução de exemplos e exercícios.
Veja o Módulo
Números Naturais: Contagem, Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclidiana
Neste Módulo abordamos os temas Números Naturais, problemas de contagem, divisibilidade e Teorema da Divisão Euclidiana. Tais temas são recorrentes no Ensino Fundamental, porém aqui são tratados de maneira mais formal e aprofundada do que em níveis anteriores.
Veja o Módulo
Frações Algébricas
Neste Módulo introduzimos o tema frações algébricas. Relacionados a este assunto apresentamos noções básicas como soma, subtração, multiplicação, divisão e simplificação.
Veja o Módulo
Equações e Sistemas de Equações Fracionárias
Neste Módulo trabalhamos com equações e sistemas de equações fracionárias. Isto é feito, basicamente, através da resolução de exemplos e exercícios.
Veja o Módulo
Miscelânea
Neste Módulo, apresentamos a resolução de exercícios envolvendo conceitos trabalhados ao longo de diversos módulos (do 8º ano) aqui apresentados.
Veja o Módulo
Elementos Básicos de geometria plana – Parte 1
Neste primeiro módulo apresentamos alguns conceitos básicos de geometria plana: ponto, reta, ângulo e retas paralelas cortadas por uma transversal e classificação de triângulos.
Veja o Módulo
Elementos básicos de geometria plana – Parte 2
Neste segundo módulo básico de geometria plana nos concentramos no estudo dos triângulos. Em especial, aprendemos a identificar triângulos congruentes e discutimos a desigualdade triangular e aplicações.
Veja o Módulo
Elementos básicos de geometria plana – Parte 3
Neste terceiro módulo de geometria plana estudamos: quadriláteros, pontos notáveis no triângulo, arcos e ângulos na circunferência, quadriláteros inscritíveis e circunscritíveis.
Veja o Módulo

9o Ano do Ensino Fundamental

Grandezas e Unidades de Medida
Neste módulo apresentaremos as noções de grandezas físicas e de suas unidades de medida. Discutiremos como representar tais medidas no estudo da Física e como manipulá-las algebricamente. Estudaremos, em especial, os conceitos de algarismos significativos, notação científica, ordem de grandeza e a conversão de unidades de medida.
Veja o Módulo
Cinemática Escalar
Neste módulo estudamos a Cinemática Escalar, que se propõe a analisar o movimento de corpos em situações em que as grandezas físicas a ele associadas – como posição, velocidade e aceleração – podem ser tratadas como grandezas escalares. Discutiremos os conceitos de velocidade média, aceleração média e velocidade relativa e analisaremos os movimentos retilíneos uniforme e variado.
Veja o Módulo
Introdução à Dinâmica
Neste módulo estudamos os conceitos básicos da Dinâmica, ramo da Física que se propõe a analisar as causas do movimento. Apresentamos a noção de força, descrevendo os principais exemplos, e discutimos as três Leis de Newton. Ilustramos nosso estudo por meio de exemplos clássicos, como planos inclinados e polias, e da resolução de exercícios.
Veja o Módulo
Termologia
A Termologia é a área da Física que estuda o calor, sua transmissão e seus efeitos sobre a matéria. Neste módulo, estudamos conceitos de Termometria, que analisa as medições de temperatura e suas escalas, e de Calorimetria, que descreve a transmissão do calor e algumas de suas consequências, como as mudanças de estado físico e os fenômenos de dilatação e contração.
Veja o Módulo
Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales
Neste Módulo apresentamos os conceitos de segmentos comensuráveis e incomensuráveis e de semelhança entre figuras e polígonos focando principalmente no caso de semelhança entre triângulos. Apresentamos também o Teorema de Tales juntamente com algumas consequências. Por fim, trabalhamos com várias relações métricas no triângulo retângulo, entre as quais se destaca o famoso Teorema de Pitágoras.
Veja o Módulo
Triângulo Retângulo, Lei dos Senos e Cossenos, Polígonos Regulares
Neste Módulo apresentamos algumas razões trigonométricas no triângulo retângulo, a saber, seno, cosseno e tangente. Apresentamos também as famosas Lei dos Cossenos e Lei dos Senos e ao final exploramos diversas relações métricas em polígonos regulares tais como o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono.
Veja o Módulo
Áreas de Figuras Planas
Neste Módulo estudamos áreas de figuras planas, mais precisamente, apresentamos formas para o cálculo de áreas de diversos tipos de figuras planas.
Veja o Módulo
Problemas envolvendo Áreas
Neste módulo resolvemos diversos problemas cujas soluções exploram propriedades de áreas de figuras planas.
Veja o Módulo
Teorema de Pitágoras e Aplicações
O Teorema de Pitágoras já aparece no Módulo Semelhança de Triângulos e Teorema de Tales. Aqui o principal interesse é apresentar outras demonstrações, em geral baseadas na ideia de decompor e rearranjar figuras ou comparar áreas. Apresentamos também algumas aplicações e uma interessante generalização do Teorema de Pitágoras, que relaciona áreas de figuras semelhantes desenhadas sobre os lados de um triângulo retângulo.
Veja o Módulo
Equações do Segundo Grau
Neste Módulo estudamos o tema “equações do 2o grau”. Entre outras coisas, apresentamos alguns métodos de resolução de equações do 2o e estudamos relações entre coeficientes e raízes.
Veja o Módulo
Funções - Noções Básicas
Neste Módulo damos início ao estudo de funções. Apresentamos noções de domínio, contradomínio, imagem, injetividade, sobrejetividade, bijetividade, função real de variável real, plano cartesiano, gráfico de uma função, composição de funções, função inversa, além da resolução de diversos exercícios.
Veja o Módulo
Função Afim
Neste Módulo estudamos um tipo particular de funções conhecido como função afim. Apresentamos propriedades básicas, gráficos e a resolução de diversos exercícios.
Veja o Módulo
Introdução à Função Quadrática
Neste pequeno módulo iniciamos o estudo de um tipo de função chamada de função quadrática. Apresentamos uma forma de escrevê-la que possibilita o estudo de máximos e mínimos e aplicamos isso na resolução de problemas.
Veja o Módulo
Quadriláteros
Neste módulo estudamos várias propriedades de quadriláteros. Começamos com os quadriláteros inscritos e circunscritos. Estudamos também a relação de Euler para quadriláteros.
Veja o Módulo
Conjuntos
Este módulo traz noções básicas de conjuntos, operações entre conjuntos e suas propriedades. Além disto, trabalha-se os conceitos de conjuntos numéricos: os naturais, os inteiros, os racionais e os reais.
Veja o Módulo
Estudo de Triângulos - Teorema de Menelaus e Relação de Stewart
Neste módulo aprendemos duas ferramentas na resolução de problemas com triângulos; o Teorema de Menelaus e a Relação de Stewart.
Veja o Módulo
Óptica I
Neste módulo fazemos uma introdução à Óptica, área da Física que estuda os fenômenos e propriedades da luz, suas interações com a matéria e certos dispositivos como espelhos e lentes. Abordamos este tema do ponto de vista da Óptica Geométrica, que descreve a propagação da luz pelo conceito de raio luminoso – idealização da trajetória da luz – e utiliza ferramentas de Geometria para analisar seu comportamento, bem como a formação de imagens.
Veja o Módulo
Óptica II
Neste módulo aplicamos os conhecimentos obtidos no módulo anterior para o estudo de espelhos planos, espelhos esféricos e lentes delgadas. Investigamos os diferentes tipos de espelhos esféricos e lentes e as imagens produzidas por eles, além de mostrar aplicações no dia a dia do uso de tais dispositivos ópticos.
Veja o Módulo
Eletromagnetismo
O Eletromagnetismo é a área da Física que estuda fenômenos elétricos, como corpos eletrizados, circuitos elétricos; além de fenômenos magnéticos, como corpos magnetizados (ímãs) e interações com o campo magnético, por exemplo, o funcionamento da bússola; e ainda estuda fenômenos eletromagnéticos, como a geração de corrente elétrica nas hidrelétricas e até mesmo ondas eletromagnéticas, que explicam o fenômeno da luz.
Veja o Módulo

1o Ano do Ensino Médio

Cinemática Unidimensional. 1 – Movimento Uniforme
Neste módulo estudamos as noções básicas do movimento escalar no caso mais simples: Movimento Uniforme (M.U.). Introduzimos ao aluno os conceitos de deslocamento e velocidade no contexto escalar.
Veja o Módulo
Cinemática Unidimensional 2 -– Movimento Uniformemente Variado
Neste módulo damos continuidade ao estudo da Cinemática Unidimensional fazendo uma análise gráfica do Movimento Uniforme (M.U.) e do Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.).
Veja o Módulo
Função Quadrática
Neste módulo, estudamos um tipo particular de funções conhecido como funções quadráticas. Apresentamos propriedades básicas, gráficos e a resolução de diversos exercícios.
Veja o Módulo
Leis dos Senos e dos Cossenos
Estudaremos o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo agudo. Concluiremos as leis dos senos e dos cossenos, além da relação fundamental da trigonometria.
Veja o Módulo
Círculo Trigonométrico
Neste módulo estudaremos a circunferência trigonométrica. Na primeira parte, aprendemos a converter graus para radianos (e vice-versa) e a reduzir um ângulo à sua primeira volta. Na segunda parte, discutimos sobre seno, cosseno e tangente, e sobre as principais relações trigonométricas. Na terceira parte, estudamos as funções cotangente, secante e cossecante.
Veja o Módulo
Progressões Aritméticas
Este módulo se concentra em um tipo especial de sequência de números: a Progressão Aritmética (PA). Inicialmente, aprendemos como conseguir um termo qualquer, tendo outro como referência, e como somar os termos desta sequência. Em seguida, falamos sobre Propriedades Aritméticas de PA com razão e termos inteiros. Por fim, mostramos uma generalização do conceito de PA, as PAs de ordem superior.
Veja o Módulo
Progressões Geométricas
Neste módulo nos concentramos em outro tipo especial de sequência: Progressão Geométrica (PG). Aprendemos como conseguir uma lei de formação e como somar os termos de uma PG. É enfatizada a forma de como poderemos chegar a estes resultados, que é simples de ser aplicada. Apresentamos problemas variados que requerem conhecimentos de outras partes da Matemática, como de Geometria. Por fim, mostramos como abordar problemas que saem um pouco do usual.
Veja o Módulo
Matemática Financeira
Neste módulo, aprendemos com situações cotidianas como usar Matemática em transações finaceiras básicas. Conceitos como juros, inflação, financiamentos, tão importantes para o bom aproveitamento do dinheiro, são introduzidos e explicados. Por fim, são explicados as duas principais formas de quitar um financiamento no Brasil: SAC e PRICE.
Veja o Módulo
Função Exponencial
Neste módulo nos dedicamos a definir formalmente a função exponencial. Primeiro nos dedicamos a estender o conceito de potenciação para expoentes que não são números naturais. Verificamos as propriedades básicas vitais para as resoluções dos exercícios: Equações, Inequações e Análises Gráficas.
Veja o Módulo
Função Logarítmica
Neste módulo aprendemos o que é o logaritmo. Motivando sua definição, provamos diversas propriedades, aplicando-as. Por fim, olhamos o logaritmo como uma função e construímos seu gráfico.
Veja o Módulo
Estatística Básica I
O objetivo deste módulo é introduzir os conceitos básicos de estatística e aplicá-los na análise de dados. São apresentadas as principais medidas de posição (Mediana, Moda e Média) e de dispersão (Amplitude, Distância Interquartil, Desvio Médio, Desvio Padrão, Variância). Introduzimos também variados conceitos de média (Harmônica, Quadrática, Geométrica e Aritmética) e estabelecemos uma relação entre elas.
Veja o Módulo
Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau
Neste módulo estudamos as inequações produto e quociente com fatores de primeiro grau fazendo uso do estudo do sinal das funções afins.
Veja o Módulo
Inequações Produto e Quociente do Segundo Grau
Neste módulo estudamos as inequações produto e quocientes com fatores do segundo grau fazendo uso do estudo do sinal das funções quadráticas.
Veja o Módulo
Inequações Mistas e Sistemas
Neste módulo estudamos as inequações mistas e sistemas de inequações mistas quem envolvem produto e quociente de funções de primeiro e de segundo grau.
Veja o Módulo
Cinemática Vetorial 1 – Vetores no Plano
Neste módulo introduziremos operações com vetores no plano. Estas noções fundamentais nos permitirão, em módulos subsequentes, descrever os aspectos vetoriais do movimento.
Veja o Módulo
Cinemática Vetorial 2
Neste módulo estudaremos casos em que há variação não só da intensidade, mas também da direção dos vetores de posição e velocidade. Descreveremos os conceitos de velocidade vetorial e aceleração vetorial. Estudaremos detalhadamente a composição de movimentos assim como os casos de lançamentos horizontais e oblíquos.
Veja o Módulo
Cinemática Angular
Neste módulo continuamos o estudo da Cinemática Vetorial, aplicando as ideias introduzidas a movimentos circulares uniformes e uniformemente variados.
Veja o Módulo
Dinâmica I
Neste módulo iniciaremos o estudo da Dinâmica. Enunciaremos as três Leis de Newton e aplicaremos essas leis na resolução de exercícios sobre diversos sistemas, como, por exemplo: interação entre blocos, polias e plano inclinado.
Veja o Módulo
Dinâmica II
Neste módulo continuaremos o estudo da Dinâmica. Estudaremos forças dissipativas, como força de atrito e de resistência do ar. Além disso, faremos um estudo das forças em movimentos curvilíneos; em particular, a força centrípeta.
Veja o Módulo
Trabalho e Energia
Neste módulo introduzimos o conceito de trabalho e, levando em consideração a rapidez com que um trabalho é realizado, definimos a grandeza física denominada potência. Introduzimos também o conceito de energia e estudamos diversas formas de energia assim como as leis de conservação da energia.
Veja o Módulo
Funções Trigonométricas
Neste módulo abordamos funções trigonométricas, começando com a definição e principais propriedades da função seno, seguido pela função cosseno, e finalizando com as propriedades da função tangente e cotangente, incluindo seus períodos e gráficos no Geogebra.
Veja o Módulo

2o Ano do Ensino Médio

Óptica Geométrica I – Conceitos básicos, reflexão da luz e espelhos planos
Neste módulo iniciamos o estudo da Óptica Geométrica, ramo da física que estuda os fênomenos luminosos. interpretando a propagação da luz por meio de raios luminosos e utilizando ferramentas de Geometria. Descrevemos o princípio de propagação retilínea da luz, alguns fenômenos luminosos e as leis da reflexão, que permitem estudar a formação de imagens por espelhos planos. Discutiremos como são formadas imagens de corpos pontuais e extensos nesses espelhos e as noções de campo visual, rotação, translação e associação de espelhos planos.
Veja o Módulo
Óptica Geométrica II – Espelhos esféricos
Neste módulo daremos prosseguimento ao estudo da Óptica Geométrica e estudaremos os espelhos esféricos. Descreveremos seus principais elementos, as condições de nitidez de Gauss, sua classificação e como se comportam os raios luminosos por eles refletidos, além de analisar a formação de imagens nestes espelhos. Faremos ainda o estudo analítico dos espelhos esféricos por meio das equações dos pontos conjugados e do aumento linear transversal
Veja o Módulo
Óptica Geométrica III – Refração da Luz
Neste módulo daremos continuidade ao estudo da Óptica Geométrica e abordaremos o fenômeno da refração da luz. Discutiremos as propriedades básicas da refração, o índice de refração de um meio e as leis que governam tal fenômeno e estudaremos alguns sistemas ópticos que têm a refração como princípio de funcionamento: como o dioptro plano e os prismas.
Veja o Módulo
Princípios Básicos de Contagem
Estudaremos os métodos básicos de contagem em análise combinatória. Veremos o princípio fundamental de contagem, permutações simples e com repetição e finalizaremos com o estudo de combinação.
Veja o Módulo
Métodos Sofisticados de Contagem
Começaremos o estudo de técnicas mais sofisticadas, como permutação circular, combinação completa e o Princípio das Casas dos Pombos.
Veja o Módulo
Aplicações das Técnicas Desenvolvidas
Aplicaremos os métodos aprendidos em tópicos relacionados a combinatória. Estudaremos também alguns erros comuns em soluções de problemas.
Veja o Módulo
Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal
Estudaremos o desenvolvimento binomial. Entenderemos a relação entre o Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal, além de consequências como os Teoremas das Linhas, das Colunas e das Diagonais. Encerramos o Módulo estudando o desenvolvimento multinomial.
Veja o Módulo
Introdução à Probabilidade
Iniciaremos nosso estudo de probabilidade vendo os conceitos básicos como espaço amostral e eventos. Mostraremos como a probabilidade é calculada em espaços equiprováveis e encerraremos o módulo calculando a probabilidade da união de dois eventos.
Veja o Módulo
Probabilidade Condicional
Estudaremos o que são eventos independentes. Falaremos também da Lei Binomial da Probabilidade.
Veja o Módulo
Probabilidade – Miscelânea de Exercícios
Neste módulo final de probabilidade faremos exercícios utilizando as ferramentas desenvolvidas nos dois módulos anteriores. Resolveremos também alguns exercícios nos quais o cálculo da probabilidade está relacionado com ferramentas geométricas.
Veja o Módulo
Trigonometria I
Neste módulo veremos como medir ângulo além das principais funções trigonométricas com as quais se trabalha em matemática, tais como seno, cosseno, tangente, entre outras. Veremos as relações entre as funções trigonométricas, além das ideias para resolver problemas de geometria e álgebra envolvendo os conceitos aqui apresentados.
Veja o Módulo
Trigonometria II
Este módulo trabalha as fórmulas de seno e cosseno da soma e da diferença entre dois ângulos. Trabalhamos também outras fórmulas úteis para a resolução de exercícios envolvendo trigonometria.
Veja o Módulo
Trigonometria III
Este módulo define funções trigonométricas, que associam a cada ponto o seu seno, cosseno, tangente ou variações e propriedades interessantes. Os exercícios são focados em determinar domínios em que determinadas funções trigonométricas estão bem definidas e também resoluções de inequações trigonométricas.
Veja o Módulo
Introdução à Inferência Estatística
Neste módulo veremos como a Estatística Inferencial pode nos ajudar a obter, com um bom nível de confiança, certas conclusões sobre um grupo analisando apenas um grupo menor.
Veja o Módulo
Óptica Geométrica IV – Lentes
Neste módulo continuaremos nosso estudo de óptica geométrica discutindo as lentes e seu comportamento óptico. Além de suas propriedades básicas, estudaremos a formação de imagens do ponto de vista geométrico, utilizando os raios particulares para descrever qualitativamente tais imagens e, do ponto de vista analítico, relacionando as características da lente, do objeto e da imagem por meio de equações matemáticas.
Veja o Módulo
Óptica Geométrica V – Instrumentos Ópticos
Neste módulo estudamos o funcionamento de alguns instrumentos ópticos comuns em nosso cotidiano e que utilizam espelhos e lentes em sua operação. Mais especificamente, discutimos sobre instrumentos de projeção – câmeras fotográficas e projetores – e instrumentos de observação, como lupas, microscópios, e lunetas. Estudamos ainda o princípio de funcionamento do olho humano, do ponto de vista da Óptica Geométrica, e algumas anomalias da visão.
Veja o Módulo
Movimento Harmônico Simples
Neste módulo estudamos o movimento harmônico simples, referido muitas vezes pela sigla MHS. Tal movimento, caracterizado por uma trajetória retilínea e pela oscilação periódica em torno de um ponto de equilíbrio, tem velocidade e aceleração variáveis e é gerado, por exemplo, por forças elásticas, como o caso da força realizada por molas no regime em que elas não estão muito esticadas nem muito comprimidas.
Veja o Módulo
Ondas
Neste módulo começaremos a estudar fenômenos ondulatórios. Caracterizaremos o que é uma onda, bem como suas propriedades principais. Por fim, estudaremos os fenômenos de reflexão, refração e de difração.
Veja o Módulo
Interferência de ondas
Neste módulo apresentamos um dos fenômenos ondulatórios mais importantes, conhecido pelo nome de interferência, que ocorre quando duas ou mais ondas superpõem-se no espaço.
Veja o Módulo

3o Ano do Ensino Médio

Eletrostática 1 - Fundamentos, Eletrização de Corpos e Força Elétrica
Neste primeiro módulo apresentamos alguns conceitos elementares de Eletrostática e, em seguida, faremos uma análise da interação entre cargas através da força elétrica.
Veja o Módulo
Eletrostática 2 - Campo Elétrico
Neste módulo faremos uma análise do campo elétrico gerado por uma ou mais cargas elétricas.
Veja o Módulo
Eletrostática 3 - Potencial Elétrico
Nessas aulas apresentaremos dois exercício que combinam os conceitos que temos trabalhado sobre campo elétrico, com a análise de vetorial das forças, buscando unificar o novo material com o das séries anteriores.
Veja o Módulo
Geometria Espacial 1 – Fundamentos
Neste primeiro Módulo de geometria espacial apresentamos alguns dos principais elementos fundamentais: pontos, retas e planos no espaço; ângulos e distâncias; poliedros.
Veja o Módulo
Eletrodinâmica 1 - Fundamentos, Leis de Ohm e Aplicações
Os circuitos elétricos são parte fundamental da vida moderna. Este módulo tem por finalidade introduzir o aluno à análise dos circuitos elétricos, para assim entender o que de fato está acontecendo em situações do seu cotidiano. Entre outras coisas, estudaremos: corrente elétrica; resistor elétrico; efeito Joule; associação de resistores; resistores em curto-circuito; potência; e energia elétrica.
Veja o Módulo
Geometria Espacial 2 - Volumes e áreas de prismas e pirâmides
Neste segundo Módulo de geometria espacial iniciamos o estudo de volumes. Com o uso do Princípio de Cavalieri deduzimos fórmulas para o cálculo do volume de prismas e pirâmides. Calculamos também a área da superfície desses sólidos.
Veja o Módulo
Eletrodinâmica 2 - Circuitos Elétricos Mais Complexos
Trechos de circuitos elétricos e malhas elétricas com análises mais sofisticadas, incluindo dispositivos que influenciam em suas configurações, e aparelhos de medições elétricas.
Veja o Módulo
Geometria Espacial 3 - Volumes e Áreas de Cilindros, Cones e Esferas
Neste terceiro módulo de geometria espacial expandimos nossa análise de volumes e áreas para além do mundo dos poliedros. Apresentamos os cilindros, os cones e as esferas e, novamente com o uso do Princípio de Cavalièri, deduzimos fórmulas para o cálculo dos volumes destes sólidos.
Veja o Módulo
Eletrodinâmica 3 - Geradores
Neste módulo damos continuidade ao estudo da Eletrodinâmica, introduzindo os geradores elétricos e estudando sua influência em circuitos e malhas elétricas.
Veja o Módulo
Geometria Analítica 1
Este é o primeiro módulo de Geometria Analítica. Neste módulo vemos coordenadas e distâncias no plano cartesiano, equações da reta e as relações de paralelismo e perpendicularismo.
Veja o Módulo
Geometria Analítica 2
Este é o segundo módulo de Geometria Analítica. Neste módulo cobrimos equações de reta e circunferência. Também estudamos áreas e ângulos.
Veja o Módulo
Vetores em R² e R³
Neste módulo, introduzimos a noção de vetor, juntamente com várias aplicações desta teoria. Começamos com a definição e introduzimos o conceito de soma e produto de vetor por escalar. Trabalhamos também as várias formas de produtos envolvendo vetores.
Veja o Módulo
Matrizes e sistemas lineares
Neste módulo trabalhamos os conceitos de matriz e de sistema linear. Começamos com a introdução de uma matriz e de suas principais propriedades. Introduzimos as operações entre matrizes. Num segundo momento, iniciamos o estudo de sistemas lineares, introduzimos a notação matricial e estudamos os principais métodos de resolução de sistemas lineares.
Veja o Módulo
Sistemas Lineares e Geometria Analítica
Este módulo é dedicado ao estudo da resolução de sistemas lineares através de conceitos provenientes de geometria analítica.
Veja o Módulo
Cônicas
Este módulo é sobre as curvas obtidas através da interseção de um plano com um cone: a elipse, a hipérbole e a parábola. Além disto, é apresentada a definição destas curvas como lugar geométrico, a dedução das equações de cada uma e seus principais parâmetros, além de aulas de exercícios.
Veja o Módulo
Números Complexos - Forma Algébrica
Neste módulo introduzimos os números complexos na sua forma algébrica. Trabalhamos suas propriedades básicas e as operações elementares.
Veja o Módulo
Números Complexos – Forma Geométrica
Neste módulo trabalhamos com os números complexos a partir da sua interpretação no plano de Argan-Gauss. Mostramos como esta interpretação pode ser útil para realizar as operações básicas.
Veja o Módulo
Funções Polinomiais com Coeficientes Complexos
Neste módulo introduzimos as funções polinomiais com coeficientes complexos e estudamos suas propriedades básicas, motivados pela resolução de equações algébricas.
Veja o Módulo
Equações Algébricas-Propriedades das Raízes
Neste módulo estudamos propriedades das raízes de equações algébricas usando as propriedades dos polinômios.
Veja o Módulo
Equações Algébricas-Raízes e Coeficientes
Neste módulo estudamos a relação entre as raízes de uma equação algébrica e os coeficientes desta equação. Equações Algébricas -Propriedade das raízes
Veja o Módulo
Receptores e Leis de Kirchhoff
Neste módulo introduzimos o conceito de receptor elétrico e, posteriormente, fazemos uma análise de circuitos elétricos envolvendo geradores e receptores através das Leis de Kirchhoff.
Veja o Módulo
Magnetismo 1 – Ímãs e Força Magnética
Neste módulo apresentamos os principais conceitos relacionados ao magnetismo. Começamos caracterizando o campo magnético produzido pelos ímãs e, em seguida, discutimos o movimento de cargas elétricas na presença de campos magnéticos.
Veja o Módulo
Magnetismo 2 – Fontes de Campo Magnético e Indução Eletromagnética
Neste módulo estudaremos o campo magnético gerado por cargas em movimento e a indução eletromagnética. Apresentaremos a Lei de Lenz e a Lei de Faraday.
Veja o Módulo
Relatividade Especial
Neste módulo estudaremos os princípios da teoria da relatividade especial. Apresentaremos seus postulados e estudaremos a cinemática e a dinâmica relativística.
Veja o Módulo

Tópicos Adicionais

Introdução à Lógica Matemática
Neste módulo introduziremos a linguagem usada para validar as argumentações matemáticas. Falaremos sobre Definições, Teoremas e algumas Técnicas de Provas. A preocupação como o rigor das argumentações é nosso guia para este módulo.
Veja o Módulo
Indução Matemática
Indução matemática é uma técnica geralmente usada para demonstrar uma afirmação sobre todos os números naturais. O método consiste em dois passos. O primeiro passo, conhecido como base de indução, consiste em provar a afirmação para o primeiro número natural. O segundo passo, conhecido como passo indutivo, consiste em provar que a veracidade da afirmação para um número natural qualquer implica a veracidade da afirmação para o próximo número natural.
Veja o Módulo
Números Naturais – Representação, Operações e Divisibilidade
As aulas deste módulo foram originalmente gravadas tendo como foco o Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP. Nestas aulas, além de discutir o sistema decimal de representação dos Números Naturais, revisitamos e aprofundamos as noções de múltiplos e divisores, Números Primos (provamos aqui que existem infinitos deles), Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum. Aqui, aproveitamos para dar mais ênfase, por exemplo, ao Algoritmo de Euclides, que tem papel importante no estudo das Equações Diofantinas, as quais serão abordadas em outro módulo.
Veja o Módulo
Sistemas de Numeração e Paridade
Na primeira parte deste módulo discutimos o sistema de representação posicional em base 10 e também em outras bases. Observar a paridade de um número natural é, simplesmente, observar se este número é par ou ímpar. Veremos na segunda parte deste módulo que, apesar de muito simples, este conceito permite resolver diversos problemas que a princípio podem parecer muito difíceis. Neste contexto, “resolver um problema” geralmente significa “demonstrar que o problema não tem solução”.
Veja o Módulo
Algoritmo de Euclides Estendido, Relação de Bézout e Equações Diofantinas
O principal objetivo deste módulo é desenvolver um método para estudar as chamadas Equações Diofantinas Lineares, que são equações da forma [tex]ax+by=c[/tex], onde: [tex]a[/tex], [tex]b[/tex] e [tex]c[/tex] são números inteiros conhecidos; [tex]x[/tex] e [tex]y[/tex] são as incógnitas, para as quais somente são permitidos valores inteiros. Para isto precisaremos aprofundar nosso estudo sobre Máximo Divisor Comum. Veremos que, dados dois inteiros [tex]a[/tex] e [tex]b[/tex], uma extensão do Algoritmo de Euclides permite encontrar inteiros [tex]m[/tex] e [tex]n[/tex] tais que [tex]an+bm=\text{mdc}(a,b)[/tex]. Esta é a chamada Relação de Bézout, da qual podemos concluir vários fatos envolvendo divisibilidade.
Veja o Módulo
Aritmética dos Restos
Você consegue pensar em alguma situação de seu cotidiano em que a igualdade 7 + 6 = 1 faz algum sentido? Neste módulo apresentaremos a Aritmética Modular: a aritmética que lida com os restos das divisões por um determinado número. Veremos que operar com os restos da divisão permite resolver problemas muito interessantes.
Veja o Módulo
Teorema Chinês do Resto
Neste módulo desenvolvemos uma ferramenta útil no estudo de sistemas lineares de congruências. O Teorema Chinês do Resto determina um número [tex]n[/tex] que, ao ser dividido por determinados números [tex]m_1, m_2, \ldots, m_k[/tex] deixa determinados restos [tex]a_1, a_2, \ldots, a_k[/tex], respectivamente. Neste módulo usamos conhecimentos explorados, anteriormente, no módulo “'Aritmética dos Restos'”.
Veja o Módulo
Métodos de Contagem e Probabilidade - PIC
As aulas desse módulo foram originalmente gravadas tendo como foco o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP. As aulas abordam métodos básicos de contagem, um assunto instigante que não se baseia na aplicação de fórmulas prontas. Não há pré-requisitos. O tema é acessível aos alunos do Ensino Fundamental.
Veja o Módulo
Desigualdades
Desigualdade é um conceito fundamental em Matemática; como nem tudo pode ser calculado de maneira exata, é útil saber controlar quão grande determinada quantidade pode ser. Neste módulo introduzimos algumas das desigualdades mais importantes, em nível elementar. Apresentamos as demonstrações de cada desigualdade, assim como aplicações a problemas e como interpretá-las relacionando-as com problemas do mundo real, como comparar tipos de taxas de juros e encontrar soluções otimizadas.
Veja o Módulo
Criptografia RSA
A criptografia estuda os métodos para codificar uma mensagem de modo que só seu destinatário legítimo consiga interpretá-la. Neste módulo vemos como propriedades dos números inteiros são aplicadas em um sistema de criptografia específico, o chamado RSA, que é o mais usado em uma grande variedade de transações que são feitas de maneira eletrônica. O sistema RSA baseia-se no fato de que, embora seja fácil encontrar dois números primos de grandes dimensões (por exemplo, 100 dígitos), conseguir fatorar o produto destes tais dois números é considerado computacionalmente complexo.
Veja o Módulo
Construções Geométricas com Régua e Compasso
Aqui abordamos construções geométricas usando apenas régua (não graduada) e compasso. Iniciamos com construções elementares, como a mediatriz de um segmento e a bissetriz de um ângulo, que servem de base para outras construções mais elaboradas. Mais importante do que o desenho em si é a justificativa de por que as construções estão corretas. Para isto usamos conhecimentos de Geometria Plana desenvolvidos nos módulos anteriores.
Veja o Módulo
Recorrências
Sequências aparecem frequentemente em Matemática. Há a sequência dos números naturais, a dos números ímpares, a dos números primos (infinitas!) e outras. Saber descrever bem uma sequência e compreender sua lei de formação é essencial para responder alguns problemas. Uma forma interessante de expressar uma sequência é através de uma recorrência, isto é, expressar o próximo termo da sequência como uma função dos termos anteriores. Neste módulo aprenderemos, através de muitos exemplos, como encontrar recorrências e, em alguns casos especiais, como deduzir uma fórmula fechada para o n-ésimo, termo de uma sequência a partir de uma fórmula de recorrência. Por exemplo, para a famosa sequência de Fibonacci.
Veja o Módulo
Geometria das Transformações Lineares
Neste módulo começamos o estudo das transformações lineares do ponto de vista geométrico. Primeiro definimos o que é uma transformação linear. A partir disto, introduzimos vários exemplos interessantes e usamos o GeoGebra para fazer uma interpretação geométrica.
Veja o Módulo
Operando com Transformações Lineares: Álgebra e Geometria
No módulo anterior introduzimos as transformações lineares do ponto de vista geométrico. Neste módulo a cada transformação linear associaremos uma matriz. Desta forma teremos o ponto de vista algébrico. Discutiremos as operações de composição entre duas transformações lineares, de forma algébrica e geométrica. Também discutiremos a inversão de uma transformação linear.
Veja o Módulo
Introdução à Teoria dos Grafos
O que há em comum entre pontes conectando diferentes regiões de uma cidade, redes de computadores, a malha rodoviária de um país e as relações de amizade entre todas as pessoas do planeta? Apesar de os exemplos acima tratarem de assuntos a princípio nem um pouco relacionados, todos eles tratam de objetos (regiões, computadores, cidades, pessoas) e as conexões entre eles (pontes, fios, cidades, amizades). Se abstrairmos a origem do problema e nos concentrarmos apenas nos objetos e em suas relações, obteremos um grafo. Neste módulo, veremos muitos exemplos de problemas que podem ser representados através de um grafo e aprenderemos propriedades que nos ajudarão a entender melhor estas conexões e suas propriedades.
Veja o Módulo
Determinantes como áreas - Parte 1
Motivados a entender como transformações lineares alteram figuras, neste módulo introduzimos o determinante de dois vetores no plano como área orientada do paralelogramo que eles determinam. A partir disso introduzimos vários exemplos geométricos para discutir como o determinante é afetado por transformações nesses vetores.
Veja o Módulo
Determinantes como áreas – Parte 2
Neste módulo continuamos explorando propriedades do determinante de dois vetores no plano.
Veja o Módulo
Cardinalidade de conjuntos
Como exatamente podemos contar um conjunto? Os pastores da Antiguidade, por exemplo, usavam pedras para contar as suas ovelhas. A cada ovelha eles associavam uma pedra. Veremos que esta noção primitiva é bem próxima da noção matemática de contagem, a qual pode ser estendida para conjuntos infinitos, desenvolvendo o conceito de cardinalidade. Uma pergunta surge naturalmente: existem infinitos maiores que outros? Quando lidamos com conjuntos infinitos, a nossa intuição começa a falhar um pouco. Por exemplo, veremos que embora o conjunto dos números racionais pareça ser maior que o conjunto dos números naturais, eles na verdade possuem a mesma quantidade de elementos. Por outro lado, também veremos que o conjunto dos números reais tem mais elementos.
Veja o Módulo

Tópicos para Professores

Resolução de Problemas na Sala de Aula - 1
Apresentação e orientação para uso do livro Resolução de Problemas na Sala de Aula, oriundo do Programa Oficinas de Formação (PROF), que visa apresentar alternativas de desenvolvimento de questões da OBMEP e outras correlatas, em consonância com os currículos oficiais, na forma de atividades práticas e utilizando a metodologia de Resolução de Problemas para trabalho em sala de aula.
Veja o Módulo

Problemas Resolvidos

Os círculos matemáticos são uma tradição de mais de 100 anos em Moscou e atualmente também são realizados em outros países além da Rússia. Os círculos são reuniões não obrigatórias onde os alunos são orientados por tutores a desenvolver suas habilidade e criatividade em resolver problemas. Estes problemas não são necessariamente vinculados a algum assunto da grade curricular e têm níveis variados de dificuldade. Neste módulo, apresentamos um pouco desta rica cultura matemática russa através da resolução de problemas do livro Círculo Matemático Moscou, Problemas Semana-a-Semana de Sergey Dorichenko.

Problemas dos Círculos Matemáticos - Capítulos 0 e 1
Veja o Módulo
Problemas dos Círculos Matemáticos - Capítulos 2 e 3
Veja o Módulo
Problemas dos Círculos Matemáticos - Capítulo 4
Veja o Módulo
Problemas dos Círculos Matemáticos – Capítulo 5 & 6
Veja o Módulo

Nível de Dificuldade 1

Quatro Partes
Veja o Módulo
Enfeites de Natal
Veja o Módulo
Roupas no Varal
Veja o Módulo
Almoço em Família
Veja o Módulo
Jogo do Camaleão I
Veja o Módulo
Arranjo de Flores
Arranjo de Flores
Veja o Módulo
Círculos no Triângulo
Círculos no Triângulo
Veja o Módulo
Cofre Misterioso
Veja o Módulo
Copiando Formas
Copiando Formas
Veja o Módulo
Fila de Cartas I
Veja o Módulo
Montando Figuras
Montando Figuras
Veja o Módulo
Código Secreto
Código Secreto
Veja o Módulo
Curvilândia
Veja o Módulo
Caixinhas de Bombons I
Caixinhas de Bombons I
Veja o Módulo
Cores e Formas I
Veja o Módulo
Lápis de Cor
Veja o Módulo
Azulejos na Cozinha
Veja o Módulo
Monstros na Roda I
Monstros na Roda I
Veja o Módulo
Manobrando Veículos
Veja o Módulo
Trancando Portas
Veja o Módulo
Gincana do Tabuleiro
Veja o Módulo
Nenhum Quadrado I
Veja o Módulo
Contando Notas
Contando Notas
Veja o Módulo
Encaixando Botões I
Veja o Módulo
Bandeirinhas Juninas
Veja o Módulo
Construindo Pipas
Veja o Módulo
Mel na Colmeia I
Veja o Módulo
Arremesso de Argolas
Veja o Módulo
Vira-Vira
Veja o Módulo
Coelhinha Peta
Coelhinha Peta
Veja o Módulo
Caminho de Figuras
Veja o Módulo
Correndo na Lagoa
Correndo na Lagoa
Veja o Módulo
Andando de Bicicleta
Veja o Módulo
Salto do Grilo
Veja o Módulo
Cestos de Ovos de Páscoa
Veja o Módulo
O Almoço dos Pelicanos
Veja o Módulo
O Robô da Limpeza
Veja o Módulo
Maria-Fumaça
Veja o Módulo
Desafio dos Insetos
Veja o Módulo
Ovos no Galinheiro
Veja o Módulo
Desenho na Malha I
Veja o Módulo
Desafio dos Consecutivos I
Veja o Módulo
Organizando a Feira
Veja o Módulo
Desenhos Espelhados I
Veja o Módulo
Descobrindo o Caminho
Veja o Módulo
Pipa Colorida
Veja o Módulo
Fileiras de Flores
Veja o Módulo
Descobrindo o Número
Veja o Módulo
Barraca de Alimentos
Veja o Módulo
Queijos no Labirinto
Queijos no Labirinto
Veja o Módulo
Festa de Aniversário I
Veja o Módulo
Gincana das Alturas
Veja o Módulo
Vizinhos
Veja o Módulo
Quadrado de Dominós I
Veja o Módulo
Círculos Coloridos
Veja o Módulo
Triângulos Amigos
Veja o Módulo
Tapetes Enrolados I
Veja o Módulo
Doze Semáforos
Veja o Módulo
Cobrindo o Tabuleiro
Cobrindo o Tabuleiro
Veja o Módulo
Tabuleiro Antigo I
Veja o Módulo
Vagas Coloridas I
Veja o Módulo
O Polvo Feliz
Veja o Módulo
Fatias de Pizza
Veja o Módulo
Brincadeira entre Amigos I
Veja o Módulo
Palitos e Quadrados I
Palitos e Quadrados I
Veja o Módulo
Desafio das Frutas I
Desafio das Frutas I
Veja o Módulo
Discos Empilhados I
Veja o Módulo
Quatro Rotatórias
Veja o Módulo
Pedras Preciosas
Veja o Módulo
Sete Patinadoras
Veja o Módulo
Caminho de Figuras
Veja o Módulo
Organizando Flores I
Veja o Módulo
Palíndromos I
Veja o Módulo
Concurso de Desenho
Veja o Módulo
Oito Retângulos
Veja o Módulo
Exposição de Quadros
Veja o Módulo
Carro do Sanduíche
Veja o Módulo
Só Quatro Peças
Veja o Módulo
Fichas e Flechas I
Veja o Módulo
Afrânio, o Pesquisador I
Veja o Módulo
Organizando o Curral I
Veja o Módulo
Os Chapéus do Mágico
Veja o Módulo
Macieiras e Limoeiros I
Veja o Módulo
Super Fantino I
Veja o Módulo
Coral de Natal
Veja o Módulo
Montando um Círculo
Veja o Módulo
Desenhos Iguais
Veja o Módulo
Pomar no Sítio
Veja o Módulo
Cartas em Ordem
Veja o Módulo
Trem de Minas I
Veja o Módulo
Camisetas e Círculos
Veja o Módulo
Saída Estreita I
Veja o Módulo
A Raposa, o Ganso e o Feijão
Veja o Módulo
Palitos Coloridos
Veja o Módulo
Trocando Adesivos I
Veja o Módulo
Painel de Fotos
Veja o Módulo
Sobrepondo Peças I
Veja o Módulo
Duas Faces I
Veja o Módulo
Ultrapassagens na Estrada I
Veja o Módulo
Sapos Saltitantes I
Veja o Módulo
Montando Quadriláteros I
Veja o Módulo
Peças Giratórias I
Veja o Módulo
Doces ou Travessuras
Veja o Módulo
Tapete de Retalhos I
Veja o Módulo
Moedas do Vovô I
Veja o Módulo
Cinco Tampinhas
Veja o Módulo
Pista de Dança
Veja o Módulo
Desafio no Parque
Veja o Módulo
Montando Pizzas
Veja o Módulo
Caça-palavras
Veja o Módulo
Palitos e Triângulos I
Veja o Módulo
Peça Quebrada
Veja o Módulo
Quebra-Cabeça Diferente I
Veja o Módulo
Troca de Etiquetas
Veja o Módulo
Trocando Adesivos I
Veja o Módulo
Tabuleiro Colorido I
Veja o Módulo

Nível de Dificuldade 2

Desafio dos Primos
Veja o Módulo
Roda-Gigante
Roda-Gigante
Veja o Módulo
Caixas de Brinquedos
Caixas de Brinquedos
Veja o Módulo
Jogando Bola
Jogando Bola
Veja o Módulo
Elevador Quebrado
Veja o Módulo
Jardim de Pinheiros
Veja o Módulo
Quantas Pulseiras?
Veja o Módulo
Dividindo em Partes
Veja o Módulo
Quantos Quadrados?
Veja o Módulo
Jogo de Dardos
Veja o Módulo
Salto de Obstáculos
Veja o Módulo
Barco de Brinquedo
Veja o Módulo
Pedra, Papel e Tesoura
Veja o Módulo
Retirando Fichas
Veja o Módulo
Jogo do Camaleão II
Veja o Módulo
Cavalo do Xadrez
Veja o Módulo
Cactos e Suculentas
Veja o Módulo
Circuito das Bandeiras
Veja o Módulo
Desafio dos Copos
Desafio dos Copos
Veja o Módulo
Feitiço do Dragão
Veja o Módulo
Fila de Cartas II
Veja o Módulo
Flores no Jardim
Flores no Jardim
Veja o Módulo
Desafio dos Primos
Veja o Módulo
Cores e Formas II
Veja o Módulo
Desafio dos Botões
Veja o Módulo
Mel na Colmeia II
Veja o Módulo
Roda Numérica
Roda Numérica
Veja o Módulo
Três Trios
Veja o Módulo
Hexágonos Coloridos
Veja o Módulo
Monstros na Roda II
Monstros na Roda II
Veja o Módulo
Faixa de Azulejos
Veja o Módulo
Caixinhas de Bombons II
Caixinhas de Bombons II
Veja o Módulo
Nenhum Quadrado II
Veja o Módulo
Encontro de Amigos
Veja o Módulo
O Último Vence
Veja o Módulo
Castelo de Cartas
Veja o Módulo
Esportes Preferidos
Veja o Módulo
Cubo Numérico
Veja o Módulo
Faces Coloridas
Veja o Módulo
Número Secreto
Veja o Módulo
Sete Brigadeiros
Veja o Módulo
Jogo das Argolas
Veja o Módulo
Guardando Brinquedos
Veja o Módulo
Corujas para Bruxas
Veja o Módulo
Treinando Pássaros
Veja o Módulo
Brincadeira dos Banquinhos
Veja o Módulo
Jardim Vertical
Veja o Módulo
Desafio dos Consecutivos II
Veja o Módulo
Pega-Pega
Veja o Módulo
Desenho na Malha II
Veja o Módulo
Letras nos Dados
Veja o Módulo
Árvore no Lago
Veja o Módulo
Encaixando Botões II
Veja o Módulo
Fechaduras Eletrônicas
Veja o Módulo
Jogo dos Ursos
Veja o Módulo
Coletando Moedas
Coletando Moedas
Veja o Módulo
Festa de Aniversário II
Veja o Módulo
Peças Coloridas
Veja o Módulo
Doze Lâmpadas
Veja o Módulo
Desenhos Espelhados II
Veja o Módulo
O Elevador dos Castores
Veja o Módulo
De Volta ao Planeta Terra
De Volta ao Planeta Terra
Veja o Módulo
Feitiços Estranhos
Feitiços Estranhos
Veja o Módulo
Bilhetes de Entrada
Bilhetes de Entrada
Veja o Módulo
Cactos e Suculentas
Veja o Módulo
Casinhas Novas
Veja o Módulo
Montando Robôs
Veja o Módulo
Quadrado de Dominós II
Veja o Módulo
Tabuleiro Antigo II
Veja o Módulo
Vagas Coloridas II
Veja o Módulo
Palitos e Quadrados II
Palitos e Quadrados II
Veja o Módulo
Sapo-Rei
Sapo-Rei
Veja o Módulo
Tapetes Enrolados II
Veja o Módulo
Desafio das Frutas II
Desafio das Frutas II
Veja o Módulo
Fichas Empilhadas
Veja o Módulo
Discos Empilhados II
Veja o Módulo
Ajustando a Temperatura
Veja o Módulo
Promoção Imperdível
Veja o Módulo
De Volta ao Planeta Terra
Veja o Módulo
Desenhos Espelhados II
Veja o Módulo
Organizando Flores II
Veja o Módulo
Palíndromos II
Veja o Módulo
Labirinto
Veja o Módulo
Brincadeira entre Amigos II
Veja o Módulo
Fichas e Flechas II
Veja o Módulo
Macieiras e Limoeiros II
Veja o Módulo
Super Fantino II
Veja o Módulo
Formando Grupos
Veja o Módulo
Dia das Crianças
Veja o Módulo
Afrânio, o Pesquisador II
Veja o Módulo
Robô Pintor
Veja o Módulo
Saída Estreita II
Veja o Módulo
Quebra-Cabeça Geométrico
Veja o Módulo
Time de Monstros
Veja o Módulo
Quebra-Cabeça de Presente
Veja o Módulo
Sobrepondo Peças II
Veja o Módulo
Colorindo com a Mãe
Veja o Módulo
Duas Faces II
Veja o Módulo
Trem de Minas II
Veja o Módulo
Sapos Saltitantes II
Veja o Módulo
Tabuleiro Colorido II
Veja o Módulo
Ultrapassagens na Estrada II
Veja o Módulo
Montando Quadriláteros II
Veja o Módulo
Trânsito Congestionado
Veja o Módulo
A Cartola de Clóvis
Veja o Módulo
Peças Giratórias II
Veja o Módulo
Tapete de Retalhos II
Veja o Módulo
Organizando o Curral II
Veja o Módulo
Dominó das Frações
Veja o Módulo
A Escada do Bombeiro
Veja o Módulo
Tartarugas na Areia
Veja o Módulo
Moedas do Vovô II
Veja o Módulo
Lembrando a Senha
Veja o Módulo
Ônibus Escolar
Veja o Módulo
Palitos e Triângulos II
Veja o Módulo
Papeis Coloridos
Veja o Módulo
Subida Escorregadia
Veja o Módulo
Quebra-Cabeça Diferente II
Veja o Módulo
Trocando Adesivos II
Veja o Módulo

Introdução ao Cálculo

Introdução ao Cálculo – Funções – Parte 1
Neste módulo começamos a revisar os conceitos de funções que serão úteis ao estudo do cálculo diferencial e integral. Falamos de função real, imagem, monotonicidade, máximos e mínimos e composição de funções.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Funções – Parte 2
Neste módulo continuamos a revisar os conceitos de funções que serão úteis ao estudo do cálculo diferencial e integral. Falamos de função injetiva, sobrejetiva, bijetiva, inversa e periódica.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Limites – Parte 1
Neste módulo introduzimos o conceito de limite de uma função. Usamos como motivação o problema da tangente e o cálculo da velocidade instantânea.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Limites – Parte 2
Neste módulo trabalhamos de forma intuitiva com o conceito de limite de uma função. Utilizamos para isto planilhas do Excel e os recursos gráficos do GeoGebra.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Leis do Limite – Parte 01
Neste módulo introduzimos as Leis do Limite. São ferramentas para o cálculo de limites. Resolveremos vários exemplos e provaremos as leis em outro módulo.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Leis do Limite – Parte 02
este módulo trabalhamos de forma intuitiva com o conceito de limite de uma função. Utilizamos para isto planilhas do excel e os recursos gráficos do GeoGebra.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Funções Contínuas
Neste módulo introduzimos o conceito de função contínua em um ponto. Discutimos vários exemplos e definimos continuidades laterais e no intervalo.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Definição de Derivada
Neste módulo introduzimos o conceito de derivada de uma função em um determinado ponto. Relacionamos com o problema da reta tangente e da velocidade instantânea.
Veja o Módulo
Introdução ao Cálculo – Derivada como Função
Neste módulo introduzimos o conceito de derivada como função. Definimos o domínio da função derivada e também definimos derivadas de ordem superior.
Veja o Módulo
Fórmulas de Diferenciação – Exercícios
Neste módulo resolveremos exercícios que envolvem encontrar a derivada de uma função. Estes exercícios colocam em prática as regras de diferenciação aprendidas no módulo anterior.
Veja o Módulo
Derivadas de Funções Trigonométricas
Este módulo está dividido em duas partes. Na parte teórica, temos a prova do Limite Fundamental da Trigonometria e a obtenção das derivadas das principais funções trigonométricas. São elas: seno, cosseno, tangente, secante, cossecante e cotangente. Na segunda parte, resolvemos diversos exercícios que envolvem encontrar derivadas de funções que possuem funções trigonométricas em sua composição.
Veja o Módulo
Regra da Cadeia
Apresentamos a Regra da Cadeia para derivação de funções compostas. Muitos exemplos são resolvidos e, em seguida, fazemos a demonstração da validade da regra. Introduzimos a diferenciação implícita através de exemplos. Também são resolvidos muitos exercícios, inclusive envolvendo o conceito de reta tangente. Apresentamos os Teoremas de Rolle e do Valor Médio, com aplicações. Por fim, introduzimos o conceito de taxa de variação e apresentamos algumas aplicações.
Veja o Módulo

Exercícios de Aprofundamento

Em Construção

Em breve este conteúdo estará disponível!

Tem certeza que deseja sair?

Sair Cancelar